Você já ouviu falar em tecnologia exponencial? Pesquisadores explicam que estamos em uma nova era da revolução tecnológica, em que o desenvolvimento das tecnologias não ocorre mais de forma linear, como acontecia no século passado, mas de maneira muitíssimo mais acelerada.
Uma das características das tecnologias exponenciais é tirar o ser humano da função central e dar às próprias máquinas a função de introduzir mudanças. A inteligência artificial, associada a sistemas autônomos, pode tomar ações, fazer correções e gerar transformações tecnológicas por si própria.
Manter os profissionais atualizados em um mundo que evolui com tamanha rapidez é importante em qualquer área do conhecimento, mas isso se torna um desafio especialmente importante para quem atua na área de tecnologia da informação.
Novas funções são criadas e outras deixam de existir a cada ano. Assim, quem não se renova com muita frequência está fora do jogo. E até o que fazer para manter a atualização é difícil definir. Há novos cursos e certificações sendo lançados a todo momento.
A Singularity University, instalada em uma base de pesquisa da Nasa no Vale do Silício e que pesquisa a evolução exponencial das tecnologias, apresentou recentemente o conceito de “organizações exponenciais”, que são empresas que desenvolvem soluções muito melhores, mais rápidas e de menor custo que as companhias estabelecidas no mercado.
Para uma empresa que não tem a tecnologia como seu core business, é sem dúvida mais difícil acompanhar as tendências e novidades. Esta é mais uma razão para manter a gestão de TI com organizações que estão focadas em acompanhar a evolução desse mercado.
O ISC – Intelligence Service Center investe constantemente em formação e certificação dos profissionais que atuam no atendimento direto a clientes e também na reciclagem da liderança. A atualização dos líderes é, aliás, uma das principais recomendações da Singularity University, que considera fundamental que quem está à frente da empresa acompanhe como o mundo está mudando
Outra estratégia do ISC é manter o time de atendimento em um mesmo ambiente, em contato permanente – o que é possível porque a maior parte dos incidentes dos clientes é solucionada remotamente.
Isso possibilitando a cooperação mútua e o compartilhamento do conhecimento entre especialistas e analistas de diversos níveis, de forma orgânica e fluida. Dessa forma, todos aprendem e quem ganha é o cliente, que tem seus problemas resolvidos com mais rapidez e precisão.